quinta-feira, 4 de abril de 2013

BICHOS DO MAR



Percebes. O bicho do mar preferido da minha mãe. O Facebook tem destas coisas, descobri que é tradição apanhar percebes e mexilhão na sexta-feira santa e juntar os bichinhos marítimos ao menu de almoço de Páscoa. Se conseguisse arranjar alguns, ia ser a surpresa ideal. Ligar à Patrícia, a amiga pescadora, a saber se conhece quem faça esta proeza, proeza sim, que o mar não anda para brincadeiras - daí o custo elevadíssimo que cobram normalmente por kg. Claro que conheço, dou-te até dois nºs. Depois diz-me qual dos Nunos te atendeu o pedido. Foi o Alemão, com direito a entrega em mão no escritório. Ou melhor, o negócio fez-se ali na bomba de gasolina. Carrinha branca, tinha de a procurar. Fácil, mala aberta e caixotes com os ditos a espreitar... e a começar a chover. 

"Venha aqui para baixo para não se molhar que o meu colega foi ali pedir um saco." Abordagem simpática nuns olhos verde-mar de cortar a respiração. Não fixei o nome. Veio o Nuno, o Alemão, ainda convalescente de uma operação recente com tanta simpatia como o colega. Agarrou nas "unhacas" e pesou a olho: "depois diga-me, por curiosidade, quanto é que levou mas digo-lhe que devem ser uns 2 kgs". Ora essa, sem dúvida que deve estar bem. Paguei, o preço de amigo que fariam à minha amiga, bem baratinho para o deleite que sabia iriam causar. E com uma super-entrega ao domicílio. What else?

A minha cozinha ficou a cheirar a mar com os tachos a fumegar ao lume. Que maravilha. Cozê-los, 5 a 10 mtos. Depois pôr no frio, aguentam dois ou mais dias. Acabei por não pesar mas não sei se não seriam mais do que os 2 kgs falados. Dias depois ainda andava a dar cabo deles :)  Bem que podemos combinar o tal café na Praia das Maçãs, que me dizes, Pat?

Sem comentários:

Enviar um comentário